Conheça o Norfolk Terrier: o cãozinho mais simpático que existe!
O Norfolk Terrier é um dos menores e mais inteligentes terriers, é o cão ideal para quem mora em apartamento, quase não late, entre os cães de pequeno porte, é o que menos late.
Originou-se na Grã-Bretanha no século passado nos distritos de Cambridge e de Norwich no condado de Norfolk.
Precisavam de um cão que pudesse afugentar animais escondidos no solo. Este cão deveria ter pelagem protetora, patas curtas, espírito aguçado para a caça e constituição forte. Do cruzamento de vários terriers chegaram ao cão desejado.
Por causa do seu pequeno tamanho, estes estupendos e rústicos cães vermelhos também passaram a ser utilizados como cães de companhia.
Apesar de sua antiguidade, a raça só foi reconhecida oficialmente pelo The Kennel Club em 1932 com o nome de Norwich Terrier e pertencem ao grupo 3.
Só que faziam espécies de orelha caída e empinada. Em 1965 o The Kennel Club aceitou como raças diferentes. Ficou definido que todos os Norwich com orelhas eretas receberiam o nome de Norwich Terrier e os de orelha caída o nome de Norfolk Terrier.
O Norfolk Terrier é um dos menores terriers, rústico, alegre, extrovertido, inteligente, brincalhão, valente, amoroso, charmoso e excelente caçador. Companheiro para toda hora, adora crianças, mas é uma boa companhia para pessoas idosas.
Destemidos, mas não briguentos, o Norfolk Terrier vive bem com outras raças. São aceitas cicatrizes honrosas da sua função.
Características
Sua pelagem é dupla com subpelo, não necessita tosa apenas o stripping (retirada manual de pelos) é aceito sem exagero e é opcional, o pelo duro de arame da à raça uma grande facilidade para cuidar, dificilmente embaraça e não passa por muda na troca de estação.
As cores são: todos os tons de vermelho (Red), trigo (Wheaten), preto e castanho (Black and Tan) ou grisalho (Grizzle).
Preto e castanho (B&T, ou Black e Tan) nós trouxemos a primeira ao Brasil.
A altura fica entre 25 e 26 cm de cernelha e pesa de 8 a 10 kg.